Para quem gosta de história da Arte e gostaria de conhecer melhor a vida dos artistas modernistas, uma dica imperdível é ler o livro "Boêmios" de Dan Franck, indicado em aula pelo professor e coordenador Mário Queiroz.
O escritor nos leva aos bairros de Montmarte e Montparnasse, na virada do século XIX para o século XX, mostrando a vida boêmia dessas regiões que se tornaram a meca do Modernismo, em razão da diversidade humana e cultural.
A obra deixa clara a importância de o artista estar antenado no mundo ao seu redor, nos acontecimentos de sua época, nos anseios da sociedade, na alta e na baixa cultura, traduzindo sempre as contradições, as dicotomias, as divergências de seu tempo.
Franck mostra toda a dinâmica da sociedade da Belle Époque, a mudança de valores e conceitos que levaram a uma revolução artística (rompimento com a Arte Antiga e nascimento da Arte Moderna). Relata as alegrias e tristezas desses homens que, através da escrita, da pintura, da dança, da escultura, mudaram a visão da Arte e do mundo.
Trata-se de uma verdadeira "viagem" no tempo e no espaço, que nos torna pares de Picasso, Matisse, Apollinaire, Max Jacob, e nos faz reviver esse momento único da história, que nos enche de coragem e nostalgia, como se tivéssemos mesmo feito parte daquele cenário e daquele período.
Espero que encontrem um tempo para essa rica leitura, para que possam sentir o que senti e viver o que essas figuras lendárias viveram. Boa viagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário