domingo, 8 de junho de 2008

"Mário Queiroz volta de Zürich com a mala cheia de novos repertórios" (por Fernanda Cury)

Mal o professor Mário Queiroz desembarcou de sua viagem à Europa, reuniu os alunos para a palestra "Caminhos da Moda - Visões 2008/09", trazendo na bagagem uma nova paleta de repertórios.
O estilista, desde o início do curso, vem apontando a necessidade de os alunos de design de moda ampliarem seus horizontes, através de visitas a museus, exposições, espetáculos de teatro, dança, música, cinema.
Se assim é, evidentemente, não poderia deixar de se referir às viagens como uma forma de "nutrir" não só a mente, mas também a alma e a imaginação. Para isso, talvez em homenagem a Fernando Pessoa, criou o lema: "Viajar é preciso". Ou, em outras palavras: "O mundo é a casa da gente."
E não é que Mário tem razão? Afinal, basta que saiamos um pouquinho de nossas vidinhas regradinhas, controladas pelo relógio, do ambiente que a gente nem sequer consegue enxergar mais, para que consigamos recuperar a visão e mergulhar nas cores, formas, movimentos, cheiros, sons...
E, então, depois da completa imersão em uma nova cultura, com a memória recheada de novas imagens, com a imaginação fervilhando de idéias, com a alma renovada, com a bateria recarregada, basta que voltemos e arregacemos as mangas, dando vazão a tudo o que apreendeu a nossa percepção.
Assim foi a viagem de Mário a Zürich, com escala em Milão... Trouxe um turbilhão de informações que foram, aos poucos, sendo digeridas e organizadas. De qualquer maneira, mais uma vez, nosso professor mostrou a necessidade de estamos sempre plugados nos desejos e necessidades de nosso público alvo, como têm feito os jovens estilistas, que se voltaram para a alfaiataria, a moulage e acabamentos impecáveis.
Apontou ainda o surgimento de novos consumidores ("Twenty Something Consumers") e de novos pólos de consumo, como Hong-Kong, Dubai e Moscou, deixando claro que não podemos nos fechar em nosso próprios mundinhos, ignorando o que se passa ao nosso redor. É preciso ficar de olhos bem abertos e mergulhar de cabeça no mundo, trazendo dele uma gama infindável de conhecimento e inspirações.
Infelizmente, esse não é o palco para relatar, passo a passo, todas as novidades apresentadas pelo nosso coordenador. Mas espero que, em linhas gerais, tenha conseguido retransmitir o incentivo: "Ponha a mochila nas costa e pé na estrada..." Façam uma boa viagem...

Nenhum comentário: