segunda-feira, 29 de setembro de 2008

"Basílica de San Pietro" (por Fernanda Cury)



Vaticano 40º... Calor de derreter... O suor descendo pelas pernas... Para "aliviar", ainda somos obrigadas a cobrir o "pecaminoso" colo... Questiono-me se minhas roupas são mesmo desrespeitosas ou se é mesmo a Igreja Católica que, para se manter, tem que nos transformar em pecadores implorando pelo perdão divino...


A verdade é que, desde os tempos da "santa" inquisição, pergunto-me quem são os fiéis e os infiéis, os cristãos e pagãos... Mas essa é outra história...


Já conhecia a Basílica, da minha primeira viagem, e não posso dizer que não a acho imponente, grandiosa... Mas esse exagero de arquitetura e riqueza, ao mesmo tempo que me encante, incomoda-me... Talvez porque sou uma pessoa avessa ao poder... Seja ele religioso, político ou econômico... E a Basílica representa todos esses poderes, concomitantemente.


Como todos aqueles que escrevem sobre a Basílica provavelmente irão tecer-lhe enormes elogios, ficarei com as críticas, tendo plena consciência de que não ofendo a Deus, meu pai, nem Cristo, meu irmão, porque acredito que eles são onipresentes e nem precisam de "morada", já que habitam dentro de nós.


Assim, ouso afirmar que é desumano que as pessoas sejam obrigadas a se cobrir em um calor de 40º, correndo risco de desidratação. Conseguir chegar à cúpula da igreja é sem dúvida alguma pagar todos os pecados.


Primeiro porque a escadaria é interminável. Depois porque vai estreitando, estreitando, estreitando, até que caiba apenas uma única pessoa. Imaginem que o lugar não tem praticamente ventilação e naquele cubículo forma-se uma fila de centenas de pessoas... Ao final, com o claro e a falta de ventilação, o cheiro é praticamente insuportável... No final do percurso, subimos uma escadinha em caracol e nos seguramos em uma cordinha...


Sinceramente? Não aconselho a ninguém que tenha mais idade, problemas de coração, de respiração, ou ainda que tenha claustrofobia...


De qualquer forma, se quiserem enfrentar o sofrimento, respirem fundo e subam, subam, subam... Ao final, se Deus quiser, como presente, uma vista aérea do Vaticano e de Roma...

Nenhum comentário: