sábado, 27 de setembro de 2008

"Fórum de Inspirações para Calçados e Artefatos - Inverno/2009." (por Fernanda Cury)


Há praticamente um mês, em 28 de agosto de 2008, participamos do último Fórum de Inspiração (Inverno 2009), da Assintecal, onde pudemos tomar conhecimento das novas tendências para a próxima estação, no setor de calçados e acessórios.

A grande base da pesquisa foi o consumidor, colocado como centro e referência maior dos empresários e designers de produtos envolvidos nesse projeto. Desenvolveu-se uma vasta pesquisa sobre o público alvo, para que fossem criados produtos personalizados e inovadores, que pudessem antecipar e satisfazer os desejos de consumo de crianças, adolescentes, adultos e da terceira idade.

Não se analisou simplesmente quem era esse consumidor, mas se trabalhou, ainda, quem ele gostaria de ser ou de parecer. Afinal, esses fatores influenciam diretamente a decisão de compra do usuário.

Os consumidores não foram divididos por faixas etárias, como costuma acontecer, mas foram observados seus interesses em comum como norte para a criação e desenvolvimento dos produtos.

Foram feitas perguntas a esses consumidores, com vistas a explicar o que faz com que eles comprem algo que eles, às vezes, sequer precisam... Indagou-se o que as pessoas buscavam em um produto? Seria importante que ele trouxesse lembranças, reminiscências? Ou seria mais importante o conforto? Talvez inovação? Exclusividade? Preço?

Analisando as respostas dadas pelos usuários de todas as idades, notou-se que quatro conceitos se destacavam nos tempos pós-modernos e da "blogalização" (Reminiscências, conforto, inovação, exclusividade). Esses foram os conceitos que serviram de base para todos os calçados, bolsas e artefatos concebidos.

Além da palestra proferida por Walter Rodrigues, que preside o evento já há alguns anos, tivemos a oportunidade de não apenas ver a exposição dos produtos, mas também de tocá-los, senti-los, podendo perceber uma grande preocupação com o conforto, com a estética, com a diferenciação (principalmente através de trabalhos que remetem ao artesanato) e com a memória do consumidor.

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