Há praticamente um mês, em 28 de agosto de 2008, participamos do último Fórum de Inspiração (Inverno 2009), da Assintecal, onde pudemos tomar conhecimento das novas tendências para a próxima estação, no setor de calçados e acessórios.
A grande base da pesquisa foi o consumidor, colocado como centro e referência maior dos empresários e designers de produtos envolvidos nesse projeto. Desenvolveu-se uma vasta pesquisa sobre o público alvo, para que fossem criados produtos personalizados e inovadores, que pudessem antecipar e satisfazer os desejos de consumo de crianças, adolescentes, adultos e da terceira idade.
Não se analisou simplesmente quem era esse consumidor, mas se trabalhou, ainda, quem ele gostaria de ser ou de parecer. Afinal, esses fatores influenciam diretamente a decisão de compra do usuário.
Os consumidores não foram divididos por faixas etárias, como costuma acontecer, mas foram observados seus interesses em comum como norte para a criação e desenvolvimento dos produtos.
Foram feitas perguntas a esses consumidores, com vistas a explicar o que faz com que eles comprem algo que eles, às vezes, sequer precisam... Indagou-se o que as pessoas buscavam em um produto? Seria importante que ele trouxesse lembranças, reminiscências? Ou seria mais importante o conforto? Talvez inovação? Exclusividade? Preço?
Analisando as respostas dadas pelos usuários de todas as idades, notou-se que quatro conceitos se destacavam nos tempos pós-modernos e da "blogalização" (Reminiscências, conforto, inovação, exclusividade). Esses foram os conceitos que serviram de base para todos os calçados, bolsas e artefatos concebidos.
Além da palestra proferida por Walter Rodrigues, que preside o evento já há alguns anos, tivemos a oportunidade de não apenas ver a exposição dos produtos, mas também de tocá-los, senti-los, podendo perceber uma grande preocupação com o conforto, com a estética, com a diferenciação (principalmente através de trabalhos que remetem ao artesanato) e com a memória do consumidor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário