domingo, 28 de setembro de 2008

"Linha de Passe" (por Fernanda Cury)

Na semana passada, tive a oportunidade de assistir ao filme brasileiro "Linha de passe", de Walter Salles, que está em cartaz em várias salas de cinemas da cidade.
Trata-se do retrato de uma família de classe baixa, que mora na zona leste de São Paulo, e que vivem em um impasse. Mostra a vida de quatro irmãos, com seus sonhos e ilusões, com suas certezas e contradições, com suas alegrias e tristezas, com suas verdades e mentiras, com sua força e suas fraquezas...
Entre os personagens principais, temos o irmão menor, ligeiro, esperto, que passa o filme inteiro em busca do pai não conhecido, o jogador de futebol, que sonha em tornar-se profissional, o motoboy que já é pai, mas ainda é irresponsável e acaba entrando para o mundo da criminalidade, e também o "crente", que é colocado em uma situação limite e agride o chefe, depois de ser por ele maltratado e injustiçado. Por fim, temos a mãe deles todos, que trabalha como empregada doméstica e está novamente grávida ninguém sabe de quem.
O filme mostra todas as pressões do dia-a-dia vividas por cada um dos personagens, que são colocados em uma "linha de impasse". Mostra as dificuldades porque passam todos eles, em um país sem muitas oportunidades. Também, de alguma forma, discute a questão da grande natalidade, nos locais mais pobres, mais carentes.
Através de interpretações brilhantes, vivemos a dor e as desilusões de cada um dos personagens, ficando clara a dureza da vida de milhões de brasileiros...

Nenhum comentário: