terça-feira, 1 de abril de 2008

"Contaminação"



"Contaminação" (por Fernanda Cury)

A exposição "Contaminação" da portuguesa Joana Vasconcelos, como o próprio nome nos alerta, contagia a todos, com suas cores intensas, suas formas orgânicas e seus volumes descomunais, que se esparramam pelo pátio da Pinacoteca, sobem pelas paredes como trepadeiras, invadindo também parte do piso superior.
Sua obra lembra uma gigantesca escultura, coberta por uma elaborada colcha de retalhos (colhidos nos quatro cantos do mundo). Combina tanto materiais produzidos em larga escala, como tecidos, forrações, enchimentos, como trabalhos artesanais feitos em tricot e crochê.
Impossível ficar indiferente a um trabalho tão delicado, mas, ao mesmo tempo, tão grandioso. Composição multicultural, realizada com o trabalho de "formiguinha" de tantas mulheres: bordadeiras, tricoteiras, crocheteiras, costureiras... Todas elas expressando um pouquinho da sua vida, da sua arte, da sua cultura e da sua própria existência, neste projeto.
Vale a pena visitar a Pinacoteca para perder-se nessas curvas de tecidos, tramas, fuxicos, que nos levam a viajar por paisagens nunca antes imaginadas, mostrando que o ser humano é sempre uma fonte inesgotável de novos repertórios.

Nenhum comentário: