quinta-feira, 3 de abril de 2008

"A importância do público alvo" (por Fernanda Cury)

Embora nosso foco, no design de moda, seja a criação e não a gestão, estudada com maior ênfase no curso de negócios, é evidente a correlação existente entre ambos os cursos, e a preocupação constante com a figura do público alvo.
Com o intuito de complementar meus estudos, em 26 de fevereiro de 2008, assisti à palestra "Gestão de Atacado de Moda", no Senac Faustolo, ministrada por Marcelo Feldman, um dos donos da marca infantil Petistil.
Marcelo iniciou a palestra, esclarecendo que, de fato, não existe uma "receitinha pronta", uma "fórmula mágica" para que possamos nos dar bem e nos destacar no amplo mercado do vestuário.
Deixou claro que os negócios estão sempre sujeitos a inúmeros fatores, sejam eles, econômicos, políticos, sociais, culturais, dentre outros, e que, embora não possamos controlá-los, há posturas que podem colaborar para o nosso crescimento.
Uma das dicas dadas pelo palestrante é que devemos estar sempre atentos não só aos hábitos dos consumidores (cada vez mais exigentes e bem informados), mas também à concorrência (direta ou indireta).
Mas como driblá-la? Segundo Marcelo, além de conhecermos nosso público, devemos identificar nossos pontos fortes e fracos, ligando-nos nas tendências (não apenas de moda), inovando, criando produtos diferenciados e, ainda, aprendendo a vender a nossa imagem no mercado.
Infelizmente, não podemos, aqui, reproduzir tudo aquilo que nos foi comunicado na palestra. No entanto, mais uma vez, ficou evidenciado que não podemos nunca dissociar a nossa criação do público alvo, visando sempre a resolver seus problemas, a suprir suas necessidades e a realizar os seus mais íntimos desejos.
Portanto, mergulhem fundo no público alvo. Afinal, ele não é apenas a razão de existir do seu produto, mas também é o responsável pelo sucesso ou pelo fracasso de sua expressão no mundo da moda.

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