quinta-feira, 3 de abril de 2008

"Relação entre negócio e moda" (por Fernanda Cury)

Muito interessante a palestra de Carol Garcia, "Relação entre Moda e Negócios", ministrada na Anhembi Morumbi, em 27 de fevereiro de 2008.
A palestrante discorreu acerca do projeto desenvolvido por sua equipe junto à empresa Fiat, com vistas a utilizar a moda, o design e o marketing como forma de melhorar a imagem da marca, estigmatizada como "popular".
Como toda boa designer, seu primeiro passo foi tentar compreender, exatamente, qual era a necessidade da cliente. Só então, através de trabalhosa pesquisa, identificou os modelos que poderiam servir como inspiração para a remodelagem da empresa.
Dedicou-se a conhecer empresas e lojas de Londres, Paris e Tókio, analisando como outras marcas como, por exemplo, a Renault, a Peugeot, a Toyota e a própria Ferrari, conseguiram fortalecer seus nomes no mercado automobilístico, não apenas com a venda de veículos, mas também com a criação de acessórios, brindes, bonecas e outros objetos de design.
Apoiada nessas observações, não só dos produtos criados, mas também do público alvo que pretendia atingir, montou um projeto que foi entregue à Fiat, indicando produtos que poderiam agregar valor à marca, passando-se a uma nova fase, de implementação, onde foram contratados designers e pessoal de marketing para dar início à planejada reestruturação.
A proposta de Carol, entre outras, foi a criação de brindes ("souvenirs") que, de fato, interessassem e divertissem o consumidor. Deu como exemplo o incenso anti-peido, Kits de maquiagem, o "spaghetti" em formato de carrinhos, em substituição às horrendas camisetas pólo, típicas da Fiat.
Quem foi ao SP Fashion Week deparou-se com um carro da marca todo grafitado por um artista plástico. Também, pôde conferir pessoalmente as camisetas criadas por vários estilistas, e que fizeram incrível sucesso.
O projeto apresentado por Carol Garcia, sem dúvida alguma, conseguiu deixar ainda mais clara a constante interação entre a moda, os negócios, o design, o marketing e as demais searas do conhecimento.

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