sábado, 25 de outubro de 2008

Palestra com o estilista João Pimenta (por CACAU MARTINS)-aluna anhembi morumbi















No congresso metáforas da rua acontecido na USP na ultima semana de outubro ,tive a oprtunidade de assistir uma palestra com o estilista João pimenta , na qual ele fez um breve resumo da sua trajetória e de sua marca até então,explicando como seu trabalho conversa e se confunde com arte por muitas vezes.

João Pimenta Filho,tem 41 anos, nascido em São Sebastião do Paraíso, Minas

Gerais.
É o criador da marca João Pimenta desde 2003,e é integrante da semana de moda Casa de Criadores desde 2004. Já teve participação na semana de moda de Madri e Texworld de Paris, e parceiros como Puma e Abit. Há quatro anos possui uma loja na Vila Madalena com as coleções desfiladas e colaborações especiais com grafiteiros, bandas e personalidades.

A discussão da marca aproveita referências como a congada para discutir o rico e o pobre e os esportes para rever o guarda roupa masculino com referencias femininas; inclusive essa se tornou a verdadeira essência da marca que foca no publico masculino uma maior liberdade para se vestir.

Com aceitação da mídia especializada possui um publico alvo, sem faixa etária definida, que busca nas criações do estilista uma liberdade de experimentar.

Por outro lado a João Pimenta Confecções também trabalha com o desenvolvimento de uniformes para ações promocionais (PDVs, feiras, recepção de eventos, blitz, etc.) e uniformes para empresas; apresentando soluções criativas e a preços competitivos.

Sempre atualizados com o que há de novo na moda, acompanhando tendências. Cada briefing é analisado e trabalhado de acordo com as necessidades do cliente, sempre de forma ágil e personalizada.Entre alguns de seus clientes estão:
American Express
Banco do Brasil
Bradesco
Claro
Close Up
Coca-Cola
Globo
Honda
Nokia
Petrobras
Philips
Sony
Vivo
Visa
Volvo

João tem um estilo barroco de apresentar suas idéias, no sentido de misturar mil referências e trazer camadas não só de tecidos mas de significados. O resultado é uma roupa e uma marca ultradesejável,pois cada peça é única . Não é apenas um look, não é apenas uma camiseta e uma calça. Tudo aquilo é novo, acabou de sair da máquina de costura... mas é cheio de história. Num tempo vazio em que precisamos de terapias para nos entender, nada mal adquirir umas histórias extras para chamar de nossas...

O estilista João Pimenta, constrói uma imagem de moda poderosa e abre espaço para algumas reflexões.P ode-se não gostar do resultado final do estilista, pode-se comentar do tal "efeito de passarela" que produz roupas que não são para o consumidor final, pode-se dizer que teve muito da força do stylist (que neste caso é próprio estilista), um profissional que cria imagens de moda, muitas vezes, maiores que a própria coleção.

Contudo e por tudo isso, o que não deve deixar de ser falado e analisado é que João Pimenta teve muita ousadia e elevou em muito a temperatura da Casa dos Criadores. A moda sempre precisa de gente assim ,que quer inovar .João usa elementos da Arte e do dia-a-dia pra inspiração de suas coleções ,em sua apresentação na semana das metáforas da rua que aconteceu na USP ressaltou que pega referencias tanto de artistas famosos como de grafiteiros ou mesmo do artesanato brasileiro e ainda citou a curiosidade de ter mendigos muitas vezes como um ponto de olhar o que pode ser usando no seu trabalho.

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