terça-feira, 7 de outubro de 2008

A arte de Graffitar (Por Cecille Figueredo)

Tive a oportunidade de conhecer o trabalho de um grupo de graffiteiros, e digo que foi uma das melhores sensações. A arte de graffitar é algo mágico, onde através de desenhos eles transmitem as suas frustações, derrotas, revoltas, tristezas, alegrias.
São pessoas que não tem medo de se arriscar entre as noites perigosas, entre túneis sombrios, muitas vezes os desenhos nem são expostos para a sociedade, mas a maior satisfação deles é saber que em algum lugar, mesmo escondido esta ali a sua "arte" representada. Eles não tem a obrigação de seguir nenhuma regra na hora de graffitar, basta apenas ter os materiais necessário, e demostrar através de traços que sai da tinta spray os seus desenhos. Eles se apropriam de várias formas para graffitar, isto vai da técnica e da experiência de cada graffiteiro.
O Graffite não é nenhuma forma gratuita de vandalismo sobre o património público ou propriedade privada. Muito pelo contrário. Quem pega numa lata não pretende dar largas a um desejo de destruição, mas sim mostrar a sua criatividade.
Simplificando: O graffiti é uma "arte' que pode servir de suporte a críticas à cidade e à sociedade.

Nenhum comentário: