terça-feira, 7 de outubro de 2008

Bossa Nova, na Oca (Por Cecille Figueredo)

Para a comemoração dos 50 anos de Bossa Nova, A Oca que fica localizada no parque ibirapuera apresentou a exposição "Bossa na Oca" do dia 8 de julho até o dia 7 de Agosto.
A amostra contou a história dos 50 anos de Bossa Nova de maneira bem inusitada e com muita tecnologia. Trazendo um grandes acervos audivisuais, performances, depoimentos musicais históricas e algumas inéditas. A tecnologia envolvida na mostra oferece ao público a oportunidade de ter informações e sensações deste universo de quando o gênero musical foi criado. A exposição contou com quatro filmes, seis de Jukeboxes com 60 canções e 30 discos de vinil originais, e isto ajudou a resgatar a história deste gênero musical que nasceu no Rio de Janeiro. Foi possível assistir a um show holográfico que reúniu grandes nomes da música como Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Elis Regina, Nara Leão, Astrud Gilberto, Frank Sinatra e Ella Fitzgerald, todos interagem e cantam "Garota de Ipanema".
A interatividade domina o cenário que tem início no subsolo da Oca, onde curiosas histórias da bossa nova serão contadas enquanto se caminha à beira mar, uma praia foi recriada e a iluminação é capaz de produzir o nascer e o pôr-do-sol vivido no Rio de Janeiro – cenário bossa nova.
Um dos curadores da exposição, designer e Documentarista, Carlos Nader e Marcello Dantes diz que a escolha pelo prédio projetado por Oscar Niemeyer para hospedar essa rica exposição se deu na referência de busca pela raiz da cultura brasileira, tanto nas criações do arquiteto brasileiro, quanto na do cantor e compositor João Gilberto.

Nenhum comentário: