sábado, 18 de outubro de 2008

33° VIP ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DE MODA - por CACAU MARTINS aluna de design de moda da anhembi morumbi





TEMA : “O MEDO DO MESMO”

O encontro aconteceu no Memorial da América Latina no dia 9 de outubro de 2008 .O encontro começou as 8:00 hrs e terminou por volta das 13:00 hrs.

Um espaço onde empresas expositoras e a consultora Renata Miranda apresentaram informações sobre Moda, Marketing e Comportamento um conteúdo inspirador de pesquisas para quem quer inovar a sua marca.

Dentre os visitantes , o encontro contou com a presença de profissionais de moda , estudantes de moda , empresários , representantes de vendas e pessoas ligadas a área.

O patrocinador oficial do encontro foi a empresa têxtil Canatiba , especializada em jeans wear fornecedora de matéria prima de várias marcas que vão desde marcas da classe B como a ELLUS, até as marcas da classe C do Brás e confecções atacadistas do Bom Retiro. A marca montou um estande onde apresentou inúmeras peças de tendências na maioria calças com variados tecidos ,opções de acabamentos e lavagens .

Nos demais estandes foram apresentados os mais novos produtos desenvolvidos para a linha de tendência do inverno 2009 ligadas principalmente ao jeans wear,dentre as empresas expositoras estavam : IBB botões; Britânnia fitas ;Workfashion aviamentos e acessórios; Etical etiquetas ;GB lavanderias ; HB revistas; Bom fio fios .

Todos os expositores apresentaram um grande número de produtos inovadores e originais e estavam dispostos a informar sobre aplicações práticas e desenvolvimento para as coleções .

As 9:00 hrs no auditório aconteceu uma palestra com a Renata Miranda como apresentadora . Renata é consultora em marketing de moda , estudiosa dos fenômenos sociais e seus reflexos sobre a lógica de compra e venda nas escolhas do consumidor e ainda diretora RM desenvolvimentos ,empresa especializada em treinamento de equipes na área de estilo,produção e vendas e ainda .A consultora fez uma apresentação multimídia com pesquisas mundiais e discursou sobre o tema “O medo do mesmo” e fez o lançamento do programa café fashion ,programa especializado em moda que acontece por via virtual no site www.cafefashion.tv.br , onde quinzenalmente são colocadas novas edições de conteúdos especialmente ligados ao universo da moda para empresários interessados.

Renata Miranda iniciou palestra falando justamente sobre “O medo do mesmo”, levantando questões para os confeccionistas de como acontece muitas vezes de o medo de fazer o mesmo sem questionar nos faz pensar se pode haver outras maneiras de fazer algo . De como haver mudança se não questionamos o nosso modo de fazer porque para nós já parece bem resolvido . Questionando que para que apareçam novos produtos é preciso arriscar sair da zona de conforto. Enfatizou isso com a frase: “O medo está instalado quando só há silêncio ao nosso redor .” interpretando-a dizendo que mesmo que pareça a empresa vai bem pode ser apenas uma situação cômoda e logo seu produto pode cair na mesmice ,pois mesmo que esteja tudo correndo bem em silêncio é preciso inovar .

Através de uma metáfora com um acontecimento com um certo número de macacos que ao estarem num cômodo com uma escada com uma banana colocado no topo desta escada o grupo não conseguia subir na escada e não sabia como pegar a banana e mesmo que algum componente do grupo tentasse ele era logo reprimido e excluído , então só se mantinha no grupo quem não tentasse subir na escada e assim o grupo não tinha como comer as bananas .O que acontece nas empresas porque todos os novos funcionários devem fazer as coisas conforme as regras já estabelecidas sem trazer inovações. Com essa metáfora ela falou de equipes de empresas que tem medo de tentar novas maneiras de chegar num determinado produto e excluem os membros das equipes que tem visão diferente , sem perceber que a experiência de um pode ser passada aos demais e todos chegarem no topo.

Também usou uma metáfora para falar de como é preciso saber localizar no seu dia-a-dia o momento em você esta na zona de conforto usando um sapo como exemplo que quando jogado na água fria ou quente ele por instinto pula para fora da água , mas se colocado em uma panela com água temperatura ambiente e gradativamente for essa panela aquecida ele não percebe a variação de temperatura e morre feliz porque não percebe que esta sendo fervido. Ela disse para o empresário pensar em como sua empresa pode estar sendo fervida ,quais produtos estão na panela...

Renata chamou a atenção de como os representantes de venda estão sendo treinados colocando eles como um dos pontos mais importantes de uma empresa pois pode acontecer de um produto excelente passar desapercebido aos olhos do comprador . Disse que é importante pensar em técnicas de percepção sensorial na hora da apresentação do produto para o comprador e também para o consumidor desde o mostrar o produto para o cliente em como ele vai ser exposto no ponto de venda . Disse ainda que é importante a empresa enfatizar seus pontos fortes em tags , composição visual ligadas a venda e propaganda dos seus produtos mas não esquecer que o ponto principal é o seu consumidor então ele também deve estar inserido nesse universo para que haja dialogo visual estabelecido. Ex : uma vitrine de calças jeans pode ter galochas coloridas na sua composição porque o consumidor usa mesmo que essas galochas não sejam vendidas na loja .

Renata ainda ressaltou a importância da estratégia de venda em crias memória no consumidor para ele voltar na sua loja ,exemplificou com uma loja que ela visitou em Londres onde um modelo a esperava na porta da loja e levava ela para uma espécie de tour pela loja mostrando os produtos. Falou de como a internet pode ser usada mesmo em formação de clubes de clientes etc., de como usar técnicas de outras áreas como cinema para a área da moda e falou sobre a maior das importâncias de que o Sr. Dono do guarda-roupa do seu consumidor é ele próprio e ele quem vai escolher o que colocar La dentro.

Renata definiu um aspecto interessante em como inovar para que o fabricante pense que o consumidor quer algo novo mas também quer se sentir seguro deve haver a mudança mas não criar um caos no sensorial do consumidor porque o caos é ótimo na criação mas não na experimentação. O fabricante deve estar com o olhar centrado no consumidor para perceber o que ele quer inovar para trazer-lhe mais segurança e não somente inovar.

Renata explicitou que hoje a moda é caracterizada por ser múltipla e estar localizada em um multi-universo,com um consumidor que tem múltiplas vontades e que precisa então de múltiplas escolhas .E é função do fabricante detectar essas escolhas e “CRIA UM POSICIONAMENTO DE IMAGEM IDENTITÁRIA PARA SEU PRODUTO “.

Na parte onde trouxe as tendências deixou bem claro que o importante é ter uma visão holística em todos os segmentos porque tudo tem uma correspondência de informaçoes, ou seja,tudo esta no mesmo tom,tom esse que não é o das cores .Duas marcas conceituadas foram citadas como fontes a Diesel e DIOR .

Na ambientação das tendência para o inverno 2009 ilustra como

ALDEIAS CONTEMPORÂNEAS ,

TEMPOS DA CORTE NO METRÔ,

NO AR: NUANCES DAS ATMOSFERAS

POP-NOMÃDES

GÓTICOS-RELIGIOSOS

REBELDES-ROMÂNTICOS

ROCK X MELINDROSAS

REBELDIA ROMÂNTICA

CAWBOY CAIPIRA

VINTAGE 20,40,50,60,70 ,80

Em modelagem, materiais ,texturas , etimologias ,identidades,tudo pode , ex: mistura de artesanatos e tecidos modernos e etnias com décadas , imagem de uma década e modelagem de outra entre muitas outras combinações.

A cartela de cores inverno 2009 foi apresentada não somente no denim –jeans mas em produtos de diversos segmentos.

Ao final da palestra o participante recebeu m book e um cd com as informações da apresentação empresas expositoras e algumas tendências para 2009.

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