quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Palestra Baba Vacaro (Por Cecille Figueredo)

Ocorreu no dia 3 de outubro na Universidade Anhembi Morumbi uma palestra com a Design de Produto Baba Vacaro, o intuito da palestra foi relacionar a conversa da Moda com o Design de Produto.
Baba Vacaro começou citando o Design Italiano nos anos 50 que apesar das guerras o Design estava tendo um grande crescimento. Mas o mesmo não acontecia no Brasil, numa época em que o país passava por uma forte ditadura, num lugar onde era totalmente fechado para o mundo, o Design não era muito divulgado e não tinha o seu espaço no mercado de trabalho. Baba sentiu esta exclusão do Design logo quando começou a se dedicar na área. Mas isto começou mudar, foi num momento quando as pessoas começaram a dar importância para o trabalho do Design, momento em que tudo voltou a acontecer. Até Baba voltou para a faculdade e foi neste momento que ela percebeu esta grande mudança. Baba até diz que hoje tudo esta tão fácil, que as vezes queremos voltar e reviver o passado para se sentir parte de uma história.
Hoje Baba trabalha em várias empresas, entre elas esta a Dominice, uma empresa de Luminárias que veio para o Brasil fugindo da guerra, mas logo quando chegou aqui conquistou uma grande clientela, espalhando pelo Brasil mais de 80 lojas. Mas tempos depois a marca foi vendida, e o valor de mercado dos produtos teve uma diminuição muito grande, criando assim uma desvalorização dos produtos. A 10 anos atras Baba foi contratada por esta empresa para refazer os produtos, analisando a alma da empresa, valorizando o que a marca tem de melhor e reergue- la.
Uma das grandes criações de Baba é a flor de Mandacarú, que apesar de Ter um formato de flor, lá no fundo ela representa o Design Brasileiro. Outra obra de Baba é o Bouquet, que são gotas de cristais e demonstra uma maneira diferente de editar o produto, colocando ali um toque bem feminino. Logo em seguida Baba cita que de algum tempo para cá o Design Brasileiro tem crescido muito, citando a obra de Sérgio Rodrigues, a famosa "poltrona mole", relacionando-a com o corpo da mulher brasileira, e até mesmo com a personalidade de Sérgio Rodrigues, onde se pode enxergar através da poltrona a sua alma, ou seja, a obra é uma descrição dele. E isto é algo que Baba valoriza muito, traduzir a alma nos produtos.

Nenhum comentário: