Baba começou a palestra falando sobre suas influências decorrentes do design italiano ,depois fez um breve resumo do quadro histórico do surgimento do designer desde a revolução industrial na europa e comentando também sobre a forte influência americana após os anos 50 no pós-guerra, e sua total hegemonia na década de 80 depois da queda do muro de Berlin. Fez comentários também sobre o período de ditatura no Brasil e o início da libertação criativa que trouxe a Bossa Nova com uma nova perspectiva de futuro para o país a partir da década de 50 iniciando-se ai o amadurecimento do mercado fabril e de consumo nacional que se mostrou mais disposto numa nacionalização de gosto e principalmente com o design voltado tanto para os materiais quanto as necissidades nacionais .
Na primeira foto esta Baba comentando sobre um dos seus produtos mais conhecidos a poltrona Mandacaru e na segunda um dos coordenadores do curso o professor e estilista Mário Queiróz a Design Baba Vavaro ao centro, e eu .
Baba Vacaro é formada em Design Industrial pela FAAP e atua hoje como design de produtos em diversas empresas com coordenadora de equipes de criação e na direção de arte de empresas como Básica Design e a Dominici. Entre suas peças estão luminárias , poltronas e tapetes .
Ao comentar sobre seus produtos a própria Baba elegeu a poltrona mandacaru como a peça de seu acervo que mais se aproxima de sua excência , como sendo o produto que melhor trancreveu o seu fazer demaneira que nela estão inseridos e unidos elementos ligados a cultura do seu país e de sua própria alma . A designer mostra também preocupada com questões ambientais e socias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário