quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Palestra Rafael Ribeiro(por CACAU MARTINS aluna da anhembi morumbi)



DESIGN E EMOÇÃO
A palestra com Rafael Ribeiro aconteceu no dia 17 de outubro sexta feira as 9:30 da manhã na Universidade Anhembi Morumbi , Rafael Ribeiro foi convidado pela professora Miriam Levinbook para explanar para os alunos do 4º semestre do curso de Design de Moda sobre sua tese de mestrando em Design de Produtos pela Universidade Anhembi Morumbi.
Rafael Ribeiro em sua tese defente idéia de "OBJETOS COM ALMA", ou seja ,"QUE TRANSMITAM EMOÇÃO".
Emoção esta que não é propriedade do designer ,já que emoção é de carácter fisiológico da sensiorialidade humana , tornando o indivíduo sujeito as coersões sociais onde a emoção acabada por fazer parte também dos objetos de consumo . "A emoção é um sentido de ser algo e o consumo do ter algo que faz sentir" , faz o consumidor se basear em alguma imagem que o transformará em alguma outra coisa através de simbolos ou signos pré-estabelecidos.
Pensando nesse sentido Rafael Ribeiro nos faz refletir sobre a função do designer que vai além de construir simples objetos ou protudos e sim na construção de consumidores ,ou de se fazer de ponte entre os elementos materiais e eles .
Rafael Ribeiro fala sobre a importância do designer localiazar os sentidos :visão, olfato ,som ,paladar ,tato e intuição no consumidor e como o seu produto estabelece ligação com alguns desses sentidos . Enfatiza o quanto é importante aos estudo da relação do objeto ou produto que esta sendo contruído com a experiência , sensioralidade e conforto que ele provoca no usuário.
Rafael ainda coloca em questão o ponto de como "A CULTURA E A MEMÓRIA" influênciam na concordância entre objeto e usuário , quanto é importante o designer ter conhecimento da cultura e que questões de memória sensorial esse usuário poderá estabelecer com o seu produto .
Outro ponto importante levantado na palestra é a questão da Função Estética ,Simbólica e Prática de um objeto , onde e como elas devem ser aplicadas e como unir todas para assim sintetizar no mesmo objeto o fundamental para seu bom uso . A questão da tecnologia emocional também foi colocada em pauta , algo novo ainda para o mercado mas que já é bastante pesquizado pelas empresas, em como a tecnologia pode estabelecer relação afetiva servindo de ponte entre usuário e objeto .
Para Rafael Ribeiro o importante a ser entendi pelo designer é o fato de que os objetos carregam em si e consigo muito mais que uma função prática ,funções estas que pertencem a um universo particular de cada consumidor ligadas a história pessoas de cada um , o lugar onde estão inseridos e cultura local. Onde os espaços são preenchidos por relações de ordem experimental entre o homens e seus objetos , objetos estes que nos colocam em contato direto e constante com nossas ideologias, formas de pensar ,encarar e reagir a esses ambiente contemporãneos e o mais importante , escolhemos os objetos que vão estar a nossa volta, e quais os critérios que são usados para essa esta escolha é propriedade do designer entender para poder estabelecer as concordâncias entre :ESPAÇO, OBJETO, CONSUMIDOR E O QUE O FAZ ESCOLHER ESTE OBJETO COMO PONTE PARA O SEU ESPAÇO QUE PROVAVELMENTE LEVARA EM CONTA O FATOR EMOCIONAL .
Acima apresento duas fotos do famoso expremedor de larajas de Fhilippe Starck, bastante citado na palestra .
"Os designers devem preocupar-se com a criação de simbolos e signos e não apenas com a projeção de objetos. Objetos são microesculturas que entram em contato dom o lado emocional de um usuário."(Fhilippe Starck)

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